O quanto a prospecção interfere nas minhas chances de dropar um item?
Nesse tutorial podemos sanar as dúvidas superficiais sobre esse importante sistema cujo é imprescindível para o progresso dos jogadores, principalmente no início do servidor monoconta.
A primeira coisa que devemos saber, Taxa de drop = taxa de base x PP / 100. Para descobrir qual a sua chance de dropar um item basta realizar esse calculo, na aba do bestiário podemos ver facilmente essa taxa calculada automaticamente pelo jogo.
Isso significa que quando eu tenho 100 de PP (Taxa base inicial para todas as raças), alcanço as chances de drop BASE de cada recurso. Por exemplo, se o drop base de um determinado item é de 1% e minha PP é 100, eu alcanço esse limiar base do item. No momento em que começo aumentar minha PP e ela ultrapassa a marca dos 100, começam a ter alterações nessa porcentagem base de cada item, visto que se tivéssemos 200 de PP e o limiar base desse item seria de 1%, no entanto a minha PP de 200 faria com que esse limiar base passasse para os 2%. Segue uma comparação entre a quantidade de PP e como a porcentagem base do drop é alterada.
Seguindo o exemplo anterior com um item no qual apresenta 1% de drop base.
PP Percentual de drop
100 1%
180 1.80%
193 1.93%
222 2.22%
237 2.37%
249 2.49%
258 2.58%
261 2.61%
274 2.74%
280 2.80%
281 2.81%
222 2.22%
237 2.37%
249 2.49%
258 2.58%
261 2.61%
274 2.74%
280 2.80%
281 2.81%
Então podemos entender que 100 de PP não garante 100% de DROP, mas sim aumenta o drop BASE de cada item em 100%, logo 150 de PP está para 150%, 200 de PP se iguala a 200%, dobrando as chances de drop BASE.


Agora vamos ver como funciona a quantidade de PP em relação à outros percentuais de drop BASE.
Drop BASE de 0,5%
Drop BASE de 25% - Nesse caso se tivéssemos 400 de PP o item seria dropado com 100% de certeza. Aumentando 400% a minha chance de DROP BASE ficaria 25 x 4= 100.
Drop BASE de 50% - Nesse caso precisaríamos apenas de 200 de PP para garantir dropar um item de 50% de DROP BASE. 50X2= 100.
Tudo vai depender da situação no qual o jogador se encontra para o drop. Quando queremos dropar o mesmo recurso varias vezes é indicado uma maior quantidade de PP possível para aumentar as chances em cada luta, assim dropando sempre esse mesmo item por batalha. Entretanto, quando queremos dropar apenas 1 vez esse único item é possível observar que o numero de batalhas em um espaço de tempo é mais importante.
Calcule uma média de quantas batalhas consegue executar em um certo período e depois multiplique esse valor pelo seu percentual de DROP ATUAL. Exemplo: Digamos que eu consiga executar 10 batalhas em 10 minutos.
Número de Batalhas X DROP ATUAL
10 batalhas X 1% de DROP= 10% de chance de drop em 10 minutos.
Nesse período de 10 minutos a minha chance de dropar um item com drop de 1% passa para 10%, e seu eu conseguir executar um número de batalhas bastante elevado num pequeno espaço de tempo faço com que o essa quantidade de lutas seja tão importante quanto a PP, podendo escolher a melhor forma de influenciar o seu drop, seja pela capacidade de batalhar rapidamente em pouco tempo ou ter muito PP.
PP | Tempo | Número de Batalhas | Chance de DROP (DROP 1%) |
100 | 10 min | 10 | 10% |
100 | 20 min | 20 | 20% |
100 | 30 min | 30 | 30% |
200 | 10 min | 10 | 20% |
200 | 20 min | 20 | 40% |
200 | 30 min | 30 | 60% |
Agora digamos que eu esteja em grupo com 800 de PP para um item de drop base ainda de 1%. 8X1=8%.
PP | Tempo | Número de Batalhas | Chance de DROP (DROP 1%) |
800 | 10 min | 10 | 80% |
800 | 20 min | 20 | 160% |
800 | 30 min | 30 | 240% |
Podemos observar que o numero de batalhas é inerente as chances de dropar um item quando consideramos um determinado espaço de tempo.
Vale ressaltar que não consideramos em nenhum momento o percentual que os IDOLOS ou os DESAFIOS interferem maximizando o drop.
Fiquem atentos aos próximos posts, pois literalmente caros amigos, tempo é KAMAS.